terça-feira, abril 05, 2011

O MEL

O MEL é a substância açucarada obtida a partir do néctar das flores ou das secreções provenientes das partes vivas das plantas ou que sobre elas se encontram e que as abelhas melíferas libam, transformam e combinam com matérias específicas, armazenando-o depois nos favos da colmeia. (Definição da FAO/OMS)

Esta definição concisa não diz, por exemplo, que para recolher um quilo de mel, as abelhas de uma colmeia, dedicadas a este trabalho, necessitam de percorrer entre quatro a cinco milhões de viagens, pois o "bucho" onde a pequena abelha transporta o néctar para a colmeia, tem uma capacidade apenas de 40 miligramas.

Também não explica que o néctar ou a secreção que recolhem não é de qualquer flor ou planta indiferenciada e em cada dia do ano se começam num determinado tipo de flor, como por exemplo o rosmaninho, recolhem as substâncias dessa flor durante vários dias até ela secar começando então a visitar outras fontes de néctar ou pólen.

A referida definição não nos mostra ainda a realidade de uma colmeia composta, em média, por cerca de 50 mil indivíduos bem organizados, com tarefas bem diferenciadas segundo as idades e o sexo; com uma vida de cerca de 45 dias em época de muito trabalho das obreiras; com um corpo maravilhoso e resistente que lhe permite visitar entre 1000 e 1500 flores em cada viagem em busca de néctar; a transportar nos cestos das suas patas traseiras entre 40 a 50 miligramas de pólen (metade do peso do seu corpo) quando se dedicam a recolhê-lo para a sua alimentação proteica, ou fabrica a cera com as suas glândulas abdominais adequadas, o veneno no seu aguilhão de defesa ou recolhe a própolis para seu uso ou nosso proveito.

Desde que o Homem, na Idade da Pedra, começou a aproveitar-se do trabalho das abelhas até aos modernos colmeares que permitem cuidar melhor deste insecto, atender à sua saúde e higiene, obter com facilidade méis de uma só floração, pólen, geleia real, própolis e veneno, a Apicultura oferece à Humanidade este produto natural que é o mel e os outros atrás mencionados.

O mel, como produto principal extraído da colmeia oferece ao apicultor algum dinheiro que muitas vezes não compensa praticamente o investimento e o trabalho mas que permite que as abelhas, verdadeiras artesãs do mel, vivam e se reproduzam e contribuam para a POLINIZAÇÃO das plantas entomógamas - a grande maioria - que servem de alimento a homens e animais, oferecem outras produções vegetais imprescindíveis e ajudam a sustentar ecologicamente a vida neste nosso maltratado planeta, para benefício de todos.

Este é o verdadeiro segredo da abelha e o principal milagre do MEL. 


Frades Gaspar, Domingo. MIELES DE VILLUERCAS-IBORES, Badajoz, Consejo Regulador de la Denominación de Calidade de Mieles de Villuercas-Ibores, 1992




 

Sem comentários:

Enviar um comentário