sexta-feira, abril 22, 2011

OS ENXAMES

No início da Primavera acontece um fenómeno curioso na sociedade das abelhas: dois terços de cada colónia abandona a colmeia e parte à procura de uma nova casa. A este acontecimento chama-se enxameação.
Ao saírem para procurar um novo abrigo, as abelhas podem alojar-se num qualquer buraco, atrás de uma persiana de janela, numa casota de quintal, na casa do gás ou da lenha, etc., o que provoca muitas vezes o pânico dos moradores.
Quando isto acontece, a única coisa a fazer é chamar um apicultor para resolver a situação, pois as abelhas, quando em enxame, não são perigosas, já que a sua única preocupação é arranjar casa para se alojarem e como, antes de saírem da colmeia original, enchem o "bucho" de mel para construírem os novos favos, têm dificuldade em dobrar-se para picar. É conveniente, no entanto, as pessoas não se aproximarem em demasia nem, por outro lado, entrarem em pânico.
Todos os anos sou contactado por entidades como a Federação Nacional dos Apicultores, Câmara Municipal, Protecção Civil e Polícia de Oeiras, GNR de Sintra, Revista O Apicultor, várias corporações de bombeiros e ainda particulares, para retirar enxames dos sítios mais incríveis que se possa imaginar.
Se encontrar um enxame na sua casa, em local minimamente acessível, e necessitar de ajuda, pode contactar-me para o número 91 714 05 98. Desloco-me ao local de dia para verificar onde se encontra o enxame e se já está instalado, e à noite para o retirar. O custo mínimo é de 50,00 €. Este valor pode aumentar no caso de se tratar de vespas, dado o risco e a perigosidade destes insectos cujo comportamento é totalmente diferente do das abelhas. 



1 comentário:

  1. Boa noite
    Gostava de lhe pedir que explicasse o que está na terceita foto que aqui publicou. Não se percebe muito bem o que é. Obrigada. Cristina Silva

    ResponderEliminar